"Sonhai
grandes coisas. Sonhai que convosco o mundo pode ser diferente"
(Papa Francisco)
Confirmando as palavras que o Papa Francisco dirigiu à juventude sobre sonhar e ser protagonista de um mundo melhor,
o Colégio das Irmãs favoreceu, no segundo semestre deste ano letivo, a oportunidade dos saviestudantes do 3º ano, ouvirem e refletirem sobre a experiência de alguns jovens profissionais.
Cada
convidado trouxe consigo uma história de vida que mereceu ser
contada pelo valor do testemunho. O círculo de palestras começou
em agosto com o aluno do 9º período do Curso de Medicina da UFPI,
Jordan Carvalho Sousa - que fez um relato do que foi sua trajetória
como estudante pré-universitário e do que é a realidade do curso
hoje. Jordan descreveu o quão intenso é o curso de Medicina, e
como é gratificante servir o outro num momento em que ele precisa
- ele estimulou os alunos, deu dicas de estudo e falou sobre rotina
organizada. |
Ainda
em agosto, nosso convidado foi Antônio Ciro do Nascimento, psicólogo
e Educador que veio somar neste processo de preparação, trazendo
dinâmicas e palavras de confiança à turma. O psicólogo levou os
alunos à reflexão, abordou a importância de valorizar o tempo:
"o tempo não para"; de refletir sobre os sonhos e de lutar por
eles.
|
Em setembro, a turma recebeu
Yasmim Melo Magalhães, advogada, que atua como assessora de Promotoria
de Justiça no Ministério Público do Piauí. Yasmim traçou uma linha do
tempo, revelando nessa linha a importância dos estudos, o valor da leitura
e do conhecimento. Ela descreveu as dificuldades que o aluno e o profissional
de Direito enfrenta, mas suas palavras entusiastas também afirmaram
que vale a pena. Que vale estudar, acreditar, abrir mão de alguns prazeres
para ter uma alegria maior: e os estudos dão frutos e dão alegrias.
Na sequência, a turma recebeu a odontóloga Bruna Mouzinho Magalhães, que trouxe na sua fala a realidade de muitos jovens. Bruna falou de sonhos
e realidades; testemunhou o antes e o depois do Curso de Odontologia. Apresentou algumas disciplinas e falou dos gastos; ela trouxe um pouco da sua experiência profissional na Saúde Pública e no consultório particular.
Bruna finalizou o momento enfatizando para a turma o quanto o Colégio das Irmãs foi e é importante na sua trajetória e como as marcas que o colégio deixou, ajudam a compor as histórias de vida.
No mês de outubro, dando continuidade às atividades, os professores Hélcio Mesquita, José Cláudio e Dante Cardoso compuseram uma Mesa Redonda. O evento contou, também, com a participação dos alunos dos 1º, 2º e 3º ano e foi mediado pela aluna Lívia Pessoa, que conduziu o momento contemplando questões sobre o Índio, o Piauí (véspera do dia 19/10) e o Brasil. As
temáticas foram apresentadas e aprofundadas, seguindo a visão de cada especialista, respectivamente, abordando aspectos históricos, geográficos e sociológicos, o que tornou o momento rico, de grande contribuição em conhecimentos.
Ainda em outubro, a turma do 3º ano recebeu a visita do coach Jáder Montenegro, que trouxe uma reflexão sobre "Alta performance e Inteligência Emocional". Jáder abordou questões práticas como: "Valide seu caminhar", que colocou o aluno como protagonista da própria história; fê-los
perceber que a história de vida de cada um, é uma história de excelência, pois cada um: constroi, eleva, vence e produz. Esse momento foi decisivo para muitos, pois despertou a confiança e a segurança no próprio potencial.
E para culminar todos os eventos realizados no semestre, os alunos foram convidados, a se unirem em oração e, na Santa Missa, entregarem aos pés do Senhor, as graças recebidas e as intenções que guardam.
O celebrante, Pe. João Maria, conduzia a homilia direcionada para a realidade deles. No contexto do evangelho, as palavras do celebrante foram bálsamo para as almas dos jovens. Eles receberam as bênçãos das mãos ungidas do padre e saíram da celebração na certeza de que o Espírito Santo está com eles e neles. Após a Santa Missa, a direção os presenteou com uma blusa que os identificará como saviestudantes; eles levarão para o Enem a marca do Colégio que torce e reza por suas vidas.
O colégio comunga com as ideias do Papa Francisco, por isso em cada atividade viu confirmada a ideia de alimentar os sonhos e, principalmente, de tornar o mundo melhor e diferente a partir da própria vida.
Por: Profª. Aurineide Aguiar
Ir para o topo