COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Educar e Vencer
Piauí, o Oásis do Nordeste
Em: 18/10/2016
 

Projeto interdisciplinar estimula alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG)
a aprofundar conhecimentos sobre a história e a cultura piauiense.

O Colégio Nossa Senhora das Graças completará no dia 30 de maio de 2017, 110 anos de história em solo parnaibano. Durante essa trajetória, o Colégio tem provado o seu compromisso com a cultura, a fé e a vida, buscando oportunizar singular crescimento e ótima formação acadêmica, humana e espiritual aos seus educandos. Para atingir essa meta, tem aprofundado dia a dia o estudo detalhado de cada área do conhecimento e aliado o conteúdo dessas áreas à realização de atividades extracurriculares. Nessa perspectiva, foi realizado um projeto multidisciplinar agregando conhecimentos de História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Arte.

O projeto, elaborado e orientado pela professora Luzanira Campos, foi desenvolvido por alunos do 1° ano do Ensino Médio e contou com a participação dos professores engajados na proposta. Com o objetivo de estimular a pesquisa e ampliar conhecimentos sobre a história do Piauí, os alunos formaram duplas de estudo sobre cidades da região. Reunindo informações sobre os aspectos históricos, geográficos e culturais de cada município, produziram uma Reportagem contendo os dados coletados. Para enriquecer as produções, fizeram cartazes contendo mapas, infográficos e ilustrações. Também selecionaram um vídeo publicitário com vista panorâmica de cada cidade pesquisada.

Aliando conhecimentos de informática, uma das duplas ficou encarregada de produzir um vídeo e de fazer o registro das apresentações em sala contendo apreciação crítica sobre o desempenho dos colegas, exercitando assim a argumentação. A atividade, proposta no final de setembro, estendeu-se por um período de três semanas. Ao final das apresentações foi montado em painel de textos como forma de homenagem ao Dia do Piauí, 19 de outubro.

O envolvimento dos alunos e dos professores abriu espaço para uma discussão mais ampla acerca dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do Estado e as estratégias de ação para implementar o turismo e divulgar sua riqueza cultural. Como desdobramento do projeto, os alunos organizarão uma minifeira de produtos artesanais das cidades pesquisadas e explicarão sua origem aos colegas de outras turmas. Haverá também um momento de degustação de comidas típicas, que é o ponto alto da gastronomia piauiense.

Dessa forma, esperamos que nossos alunos percebam a importância do Piauí e valorizem suas tradições culturais. Que tenham orgulho dessa terra, onde brota do solo árido a semente de esperança; do sol ardente a força do nordestino, e do vento leste a certeza de que, mesmo diante de tantos desafios, o Piauí é o Oásis do Nordeste.

Variações linguísticas do Piauí

"Dentre as peculiaridades do estado do Piauí estão as variações da língua, o jeito único e divertido de falar do piauiense. Esse linguajar, de tão peculiar e próprio da região, foi batizado como 'piauiês'. Tal dialeto foi tema da obra de humor do cartunista piauiense Joaquim Monteiro, a qual traz registros informais do falar piauiense, um verdadeiro testemunho da história oral do povo do Piauí. 'Dê gaitadas a folote com o piauiês!'”

Joseane Galeno (Professora de Língua Portuguesa)


Piauí, um lugar, uma história

"As origens do Piauí estão ligadas a um contexto histórico que remonta ao período anterior à chegada dos europeus por estas bandas. Os primitivos habitantes dessa terra deixaram seus registros em várias partes do território, onde se observa práticas cotidianas expressas em caçadas, danças e ritos religiosos.
Com a chegada dos colonos ocorreu uma dizimação dos nativos e um processo de miscigenação racial, onde brancos e índios misturaram suas tradições e o resultado foi um povo aguerrido que chamamos de piauiense.
A pecuária é a atividade que marca a economia piauiense desde os primórdios de sua colonização, mas também o extrativismo vegetal contribuiu para consolidar as atividades produtivas na região, consolidando o Piauí como terra de muito labor. A natureza se apresenta das mais variadas formas no Piauí, do litoral às terras dos Cerrados, encontramos uma riqueza de fauna e flora diversificada. Um povo alegre, prosador, criativo, que consegue envolver com suas estórias, com sua arte. Artesanato, culinária, danças, a vaquejada, a musicalidade, são aspectos característicos de um lugar agradável, terra da melhor gente, esse é o Piauí. ”

Hélcio Mesquita (Professor de História)


Artesanato: Alternativa de renda

"O artesanato do Piauí é essencialmente utilitário e decorativo, destacando-se em suas funções estéticas a definição de suas formas, texturas e cores; que reflete o modo de vida adotado pelos moradores das diversas regiões do Estado.
A matéria-prima ganha vida nas mãos e na criatividade dos artesãos, que transformam em pinturas, tecelagens, bordados, crochês, cerâmicas, rendas, trançados e esculturas; possibilitando a construção de novos significados.
Decorrente da relação entre o homem e o meio, o artesanato tem importância secular, sendo uma atividade de ocupação e renda da sociedade piauiense.”

Ana Helena Rodrigues Machado (Profª de Arte – Especialista em Arte-Educação)


Arte literária

"A produção literária piauiense é bastante significativa, rica e tem grandes nomes e obras que mereciam um maior e melhor destaque no cenário da Literatura brasileira, pois passa na maioria das vezes despercebida aos olhos piauienses pela falta de reconhecimento de nossos poetas. Cabe a nós piauienses conhecer, compreender e valorizar nossa cultura e disseminá-la visando colocar nossa arte literária no patamar que ela merece.”

Franci Cleide Leão de Araújo (Professora de Literatura)


Por: Luzanira Campos

Ir para o topo
Educacional
Social

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOS POBRES DE SANTA CATARINA DE SENA

Colégio Sagrado Coração de Jesus (PI)
Colégio Santa Catarina de Sena (PA)
Colégio Nossa Senhora das Graças (PI)
Colégio Nossa Senhora do Ó (PA)
Colégio Nossa Senhora da Conceição (PB)
Colégio Santa Catarina (PE)
Colégio Savina Petrilli (PE)
Colégio de São José (AL)
Escola Santa Teresinha (CE)
Escola Ir. Maria Catarina Levrini (PI)
Escola Santa Inês (PI)
Centro Educacional Menino Jesus (PI)
Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci (PI)
Centro Educacional Madre Savina (PI)
Instituto Madre Savina (BA)

Cultura e Espiritualidade

Centro de Formação Memorare (PI)
Centro de Cultura Santa Catarina (PI)
Emaús (PI)
Centro Social Dom Avelar (PI)
Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena (PI)
Lar da Providência Carneiro da Cunha (PB)
Lar Nossa Senhora de Fátima (CE)
Casa Maria Menina (PI)
Casa Savina Petrilli (PI)
Programa de Atenção Básica à Família - PABF
Programa de Apoio à Criança e Assistência à Família
© ANBEAS - Colégio Nossa Senhora das Graças - Todos os direitos reservados Praça Santo Antônio, 802 - Centro - Parnaíba-PI - Fone: (86) 3322-2750