COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Educar e Vencer
"Sonhai grandes coisas. Sonhai que convosco o mundo pode ser diferente"

(Papa Francisco)


Confirmando as palavras que o Papa Francisco dirigiu à juventude sobre sonhar e ser protagonista de um mundo melhor, o Colégio das Irmãs favoreceu, no segundo semestre deste ano letivo, a oportunidade dos saviestudantes do 3º ano, ouvirem e refletirem sobre a experiência de alguns jovens profissionais.

Cada convidado trouxe consigo uma história de vida que mereceu ser contada pelo valor do testemunho. O círculo de palestras começou em agosto com o aluno do 9º período do Curso de Medicina da UFPI, Jordan Carvalho Sousa - que fez um relato do que foi sua trajetória como estudante pré-universitário e do que é a realidade do curso hoje. Jordan descreveu o quão intenso é o curso de Medicina, e como é gratificante servir o outro num momento em que ele precisa - ele estimulou os alunos, deu dicas de estudo e falou sobre rotina organizada. Ainda em agosto, nosso convidado foi Antônio Ciro do Nascimento, psicólogo e Educador que veio somar neste processo de preparação, trazendo dinâmicas e palavras de confiança à turma. O psicólogo levou os alunos à reflexão, abordou a importância de valorizar o tempo: "o tempo não para"; de refletir sobre os sonhos e de lutar por eles.

Em setembro, a turma recebeu Yasmim Melo Magalhães, advogada, que atua como assessora de Promotoria de Justiça no Ministério Público do Piauí. Yasmim traçou uma linha do tempo, revelando nessa linha a importância dos estudos, o valor da leitura e do conhecimento. Ela descreveu as dificuldades que o aluno e o profissional de Direito enfrenta, mas suas palavras entusiastas também afirmaram que vale a pena. Que vale estudar, acreditar, abrir mão de alguns prazeres para ter uma alegria maior: e os estudos dão frutos e dão alegrias.

Na sequência, a turma recebeu a odontóloga Bruna Mouzinho Magalhães, que trouxe na sua fala a realidade de muitos jovens. Bruna falou de sonhos e realidades; testemunhou o antes e o depois do Curso de Odontologia. Apresentou algumas disciplinas e falou dos gastos; ela trouxe um pouco da sua experiência profissional na Saúde Pública e no consultório particular. Bruna finalizou o momento enfatizando para a turma o quanto o Colégio das Irmãs foi e é importante na sua trajetória e como as marcas que o colégio deixou, ajudam a compor as histórias de vida.




No mês de outubro, dando continuidade às atividades, os professores Hélcio Mesquita, José Cláudio e Dante Cardoso compuseram uma Mesa Redonda. O evento contou, também, com a participação dos alunos dos 1º, 2º e 3º ano e foi mediado pela aluna Lívia Pessoa, que conduziu o momento contemplando questões sobre o Índio, o Piauí (véspera do dia 19/10) e o Brasil. As temáticas foram apresentadas e aprofundadas, seguindo a visão de cada especialista, respectivamente, abordando aspectos históricos, geográficos e sociológicos, o que tornou o momento rico, de grande contribuição em conhecimentos.



Ainda em outubro, a turma do 3º ano recebeu a visita do coach Jáder Montenegro, que trouxe uma reflexão sobre "Alta performance e Inteligência Emocional". Jáder abordou questões práticas como: "Valide seu caminhar", que colocou o aluno como protagonista da própria história; fê-los perceber que a história de vida de cada um, é uma história de excelência, pois cada um: constroi, eleva, vence e produz. Esse momento foi decisivo para muitos, pois despertou a confiança e a segurança no próprio potencial.



E para culminar todos os eventos realizados no semestre, os alunos foram convidados, a se unirem em oração e, na Santa Missa, entregarem aos pés do Senhor, as graças recebidas e as intenções que guardam. O celebrante, Pe. João Maria, conduzia a homilia direcionada para a realidade deles. No contexto do evangelho, as palavras do celebrante foram bálsamo para as almas dos jovens. Eles receberam as bênçãos das mãos ungidas do padre e saíram da celebração na certeza de que o Espírito Santo está com eles e neles. Após a Santa Missa, a direção os presenteou com uma blusa que os identificará como saviestudantes; eles levarão para o Enem a marca do Colégio que torce e reza por suas vidas.





O colégio comunga com as ideias do Papa Francisco, por isso em cada atividade viu confirmada a ideia de alimentar os sonhos e, principalmente, de tornar o mundo melhor e diferente a partir da própria vida.

Por: Profª. Aurineide Aguiar

Ir para o topo

Educacional
Social

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOS POBRES DE SANTA CATARINA DE SENA

Colégio Sagrado Coração de Jesus (PI)
Colégio Santa Catarina de Sena (PA)
Colégio Nossa Senhora das Graças (PI)
Colégio Nossa Senhora do Ó (PA)
Colégio Nossa Senhora da Conceição (PB)
Colégio Santa Catarina (PE)
Colégio Savina Petrilli (PE)
Colégio de São José (AL)
Escola Santa Teresinha (CE)
Escola Ir. Maria Catarina Levrini (PI)
Escola Santa Inês (PI)
Centro Educacional Menino Jesus (PI)
Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci (PI)
Centro Educacional Madre Savina (PI)
Instituto Madre Savina (BA)

Cultura e Espiritualidade

Centro de Formação Memorare (PI)
Centro de Cultura Santa Catarina (PI)
Emaús (PI)
Centro Social Dom Avelar (PI)
Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena (PI)
Lar da Providência Carneiro da Cunha (PB)
Lar Nossa Senhora de Fátima (CE)
Casa Maria Menina (PI)
Casa Savina Petrilli (PI)
Programa de Atenção Básica à Família - PABF
Programa de Apoio à Criança e Assistência à Família
© ANBEAS - Colégio Nossa Senhora das Graças - Todos os direitos reservados Praça Santo Antônio, 802 - Centro - Parnaíba-PI - Fone: (86) 3322-2750